terça-feira, 29 de novembro de 2011

Curso de Libras

CURSO DE LIBRAS ESCOLA M. DONA VIDINHA PIRES


Nos meses de maio, junho e julho/2011 a E. M. Dona Vidinha Pires foi palco do I Curso de Libras para professores. 

As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.
O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.
LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade.
Como língua, esta é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguístico de poder e força.
Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua.
Foi na década de 60 que as línguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de língua. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela linguística. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. As comunidades surdas enfrentaram muitos problemas ao longo dos anos, desde serem abandonados pela própria família até o descaso em ambientes públicos. Muito já foi reconhecido mas muito ainda há por se fazer. A Libras hoje é vista com "outros olhos" e tem atraído cada vez mais pessoas para essa perfeita interação entre ouvintes. Já fiz curso de Libras, mas é necessário o treino diário para não esquecer, principalmente ficar em contato com eles, para se expressar de maneira fluente.

    ResponderExcluir